O desenvolvimento de
jogos eletrônicos é o processo na qual um jogo eletrônico é produzido. A criação de jogos eletrônicos
é de responsabilidade de uma desenvolvedora, a qual pode ser uma única pessoa
ou uma grande empresa. Algumas empresas talvez você conheça, como as que estão logo abaixo.
Papéis
O desenvolvimento de um
moderno e comercialmente viável jogo envolve uma ampla variedade de habilidades
e uma equipe especializada. Tipicamente uma equipe de desenvolvimento hoje em
dia inclui:
- Produtores - Responsáveis
pela coordenação geral do projeto
- Designers - Responsáveis por projetar a jogabilidade, o conceito, regras e
estruturas do jogo.
- Artistas - Responsáveis
pelo grafismo do jogo. Cria a representação visual dos personagens,
cenários e objetos presentes no jogo.
- Programadores -
Responsáveis por gerar o código em linguagem de programação que irá dar
vida ao jogo
- Engenheiros de som –
Responsáveis pela sonorização do jogo
- Testadores - Responsável
por analisar o jogo e documentar defeitos de software. Este processo faz
parte do controle de qualidade no desenvolvimento de jogos eletrônicos
Processo de desenvolvimento
O processo de desenvolvimento
inclui conceitos de gerência de orçamento, equipe, conhecimento, etc. Ao
contrário da maioria dos softwares corporativos, o desenvolvimento
de jogos não se dá através de métodos cíclicos, e sim através de métodos como desenvolvimento ágil de software
para pequenas equipes, e processo de software pessoal (PSP) para grandes equipes.
O processo de desenvolvimento
inclui as seguintes fases:
Pre-produção
Foco na ideia e no conceito.
Tem como meta produzir uma documentação (o plano de produção). A documentação é
dividida nos seguintes documentos:
- High Concept Document - Faz uma descrição inicial sobre o jogo (tipo de jogo, fases,
história, etc)
- Pitch Document - Faz uma descrição sobre o campo de atuação do jogo (mercado,
consumidores, publicidade, exposição, etc)
- Concept Document - Faz uma descrição técnica sobre o jogo (plataforma, linguagem de
programação, aplicações utilizadas, etc)
- Game Design Document - Antes de começar a produção faz uma associação de todos os
documentos anteriores, também é chamado de protótipo virtual, pode ser
modificado ao longo da produção
- Protótipo - É a
implementação do desenho do documento, onde são testados diferentes
algoritmos, modelos e funções durante diferentes os cenários. Sua
principal meta é testar, adicionar e modificar recursos. Geralmente são
usadas ferramentas RAD nesse processo.
Produção
A produção principal do jogo
em si, onde são desenvolvidos os ativos e o código-fonte. Programadores
desenvolvem o código-fonte, artistas desenvolvem os ativos (objetos 3D,
cenários, etc.), engenheiros de som desenvolvem os efeitos sonoros e os
compositores compõem músicas, level designers criam níveis e cenas
não-jogáveis.
- Design - Formado pelos
artistas que desenvolvem os ativos (objetos 3D, cenários, etc.)
- Programação - Formada
pelos programadores desenvolvem o código-fonte
- Criação de níveis -
Formada pelos level designers que através de ferramentas criam
cenários e cenas não jogáveis
- Produção de arte -
Formada por artistas que criam vídeos, trailers, capturas de tela,
etc.
- Produção áudio
- Efeitos de som - Feito
pelo engenheiro de som para criar efeitos especiais
- Música - Feita por
artistas músicos podem ser música ambiente, ou disparada através de um gatilho.
- Atores de voz - São
representados por dubladores que dão vida as vozes dos personagens
- Teste - É a fase final da
produção, tem como objetivo garantir a qualidade do produto.
Milestone (marco)
Pode ser associado a entregas
de software em determinado cronograma no período de desenvolvimento,
podem ser:
- First playable - É a primeira versão jogável sem grandes implementações,
geralmente apresentada internamente somente aos editores.
- Alpha - É a fase onde todas as funcionalidades de jogabilidade estão
disponíveis
- Code freeze - Fase onde nenhum código adicional é escrito, apenas bugs
são consertados.
- Beta - É a fase onde é entregue uma parte do jogo, mas que contém todas
as funcionalidades da versão final.
- Code release - É a fase onde o código é enviado para a avaliação do fabricante
de console (geralmente não é usado para jogos de PC).
- Crunch time - É o tempo entre a finalização do código e o lançamento do
produto, mais focada na divulgação do jogo na mídia especializada.
Plataforma
O desenvolvimento de jogos
também depende da plataforma a qual o jogo irá rodar, existem plataformas de
máquinas de arcade, consoles de mesa, consoles portáteis, computador e
celulares.
- Arcade - Geralmente são máquinas exclusivas para jogos que podem ser totalmente adaptadas para apenas um jogo específico
- Consoles - Apesar de serem máquinas feitas com objetivo exclusivo para jogos, elas não podem ser customizados como os arcades e tem um hardware limitado o que pode tornar mais fácil a questão da portabilidade, mas também pode limitar os recursos do desenvolvimento.
- Computadores - Maquina genérica onde na teoria pode-se ter recursos ilimitados, o principal desafio é criar jogos que possam ser rodáveis com a maioria dos computadores da atualidade.
- Dispositivos móveis - Plataformas como celulares, que geralmente tem o poder de processamento mais fracos dos hardwares, o principal desafio é fazer com que os jogos se comportem da mesma forma em celulares com características diferentes, por isso geralmente os jogos de celulares são desenvolvidos em plataformas sobre máquinas virtuais que possam rodar em várias máquinas com um só código.
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