Em evento realizado nesta terça-feira (30/09) nos Estados Unidos, a Microsoft mostrou pela primeira vez uma versão ainda em testes do novo Windows. Apesar de ser o sucessor do Windows 8, o novo sistema se chamará Windows 10, e não Windows 9 como eu e você esperávamos. Outro coisa importante é a volta do botão "Iniciar", que no Windows 8 havia sido removido, o que provocou muitas queixas dos usuários. Na realidade o botão foi removido porque a Microsoft tentava unificar o design do sistema em computadores, tablets e smartphones. A decisão fazia parte da estratégia da Microsoft no que se convencionou chamar de era "pós-PC", um cenário onde os computadores perderam espaço para o avanço dos dispositivos móveis. A mudança, porém, não caiu no gosto dos usuários, que aparentemente amam mouse e teclado. Ou seja essa era "Pós-PC" falhou feio.
Novidades
A nova plataforma atende de maneira igual a todos os dispositivos, tanto desktops quanto mobile terão um mesmo visual, aparentemente o Windows Phone muito usado pelos celulares lumia da Nokia, entre outros mudara seu nome também para Windows 10. Outra vantagem no novo sistema é a capacidade de criar mais de uma área de trabalho, assim você poderá abrir alguns programas na primeira área de trabalho, e outros 3 ou mais na segunda área de trabalho e assim por diante. Organizando melhor o acesso á vários programas ao mesmo tempo, sempre precisar diminuir a tela de um ou apertando todos em uma única tela.
Aplicativos da Windows Store no Windows 10 são abertos de forma igual a programas tradicionais do Windows, com barra superior para minimizar e fechar. A falta de um botão para fechar apps foi uma das principais reclamações de usuários no Windows 8.
O Windows 10 traz ainda um novo botão Task na barra de tarefas. Ele é um aprimoramento do antigo atalho Alt+Tab e permite ver todos os apps e arquivos abertos no desktop.
Windows 7 + Windows 8 = Windows 10
Segundo Joe Belfiore, um dos executivos da Microsoft no evento, o Windows 10 é familiar ao Windows 7 com mais alguns recursos do Windows 8. Ou seja, não será tão difícil manusear o sistema operacional se você estiver familiarizado com qualquer um dos dois Sistemas citados. Á deusa do mundo da informática Microsoft afirmou que o lançamento do sistema operacional para o publico será em meados de 2015, uma versão inicial para teste será disponibilizada para desenvolvedores nesta quarta feira.
Logo abaixo um vídeo com mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário